GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO & MERLEAU-PONTY (GEMPO)

Portal do GPMSE/GEMPO: Estudos Educação e Merleau-Ponty

DO MÚSICO, POETA E MÍSTICO DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO ZÉ VICENTE…

Zé Vicente, Edna e Passos na Caminhada dos Mártires

Zé Vicente, Edna e Passos na Caminhada dos Mártires

Recado do meu guru teológico e melódico: Zé Vicente… DIZ ELE:

“Para este final de 25 de agosto, orem, cantando comigo ‘HUMANA PRECE”, música que me marcou ao compor e ao grava-la no CD ZÉ VICENTE DA ESPERANÇA,pela COMEP-Paulinas”. Zé Vicente.

Amigo querido….

Lindíssima canção. Não foram poucas as vezes que escutei durante o dia, nos trajetos que fiz.

E tenho o CD que ganhei de você, aí no teu lugar o SERTÃO VIVO! Experiência linda da natureza de tudo, todos e todas. Este CD é sua presença que sempre me acompanha, Zé!

Para mim é inigualável não apenas esta música, mas todas elas nas quais você, seu povo e os pobres e oprimidos, são sinais da presença amorosa e alegre de um Deus, que se fez gente. Compartilho com todos o todas, essa canção, mas todas elas, estão cheias de uma espiritualidade da terra e do mundo. Vocês, meus amigos, poderão ter acesso a esta canção, juá divulguei outras tantas, do Zé Vicente! Mas, o derradeiramente importante, Zé, é que o hinário e as músicas presentes e divulgadas, não são as suas…. Há movimentos no Brasil que excluíram você, eras demasiado incômodo para os ascetas, para os movimentos da teologia da prosperidade, e sobretudo tão duro de engolir como o Papa Francisco! A mesma igreja, de mutas denominações que não engolem o Papa, não engoliram Jesus, nem a você, menino de Deus! Estamos em um momento que a mística é perigosa demais…. Deixa Jerusalém e vai para Belém!

Sua teologia é da comunidades eclesiais de Base, TEOLOGIA de gente grande, que cresceu na fé, precisa de alimento mais forte para os desertos, para as lutas por territórios, por liberdade, por democracia, Zé Vicente, meu poeta místico e profeta, cuja experiência de Deus compartilhas em música e canto com a gente, um Deus, desse quilate, também muito desconhecido e abandonado….

Que grandeza teológica, precedeste em muito os apelos do Papa Francisco.

Parabéns pelo CD, Zé Vicente… Lindo, é o ADORO-TE clássico da Igreja…

MASSSSSSS….

Prestem atenção no conteúdo da frase lindíssima e completamente arrasadora em VERDADE acerca de DEUS, de um poeta, compositor e intérprete, de um Deus que está em tudo e nas coisas…

“Humana prece, a ti, meu Deus, estás ali no altar, e muito além do que se vê! Humilde súplica a quem tem fé, pra gente só lembrar que Deus é mais e é bem maior, do que qualquer igreja, religião, do que todas ciência, ou estado ou nação… Tu fazes respeitar o novo, e a semente, em cada semelhante, ó Deus mistério, o Deus presente!” (Zé Vicente)

UM BEIJO NO CORAÇÃO PELO PRESENTE

Luiz Augusto Passos

Category: Sem categoria

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*