GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO & MERLEAU-PONTY (GEMPO)

Portal do GPMSE/GEMPO: Estudos Educação e Merleau-Ponty

Defesa da Dissertação “Marcha das Vadias” da Jorn. Marisa Helena Martins Batalha

Jornalista Marisa Batalha

Jornalista Marisa Batalha

CELSO PRUDENTE

ORIENTADOR DO TRABALHO CELSO LUIZ PRUDENTE

Celso Prudente
ORIENTADOR DO TRABALHO CELSO LUIZ PRUDENTE  

No Sábado pela manhã tivemos a defesa da dissertação da Jornalista MARISA HELENA MARTINS BATALHA. Seu orientador de Mestrado foi o Professor CELSO LUIZ PRUDENTE, professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e o tema da dissertação de Marisa foi “Marcha das Vadias – corpo e identidade – feminismo na contemporaneidade”. A BAnca foi formada sob a presidência do Professor Celso, pelo professor AMÍLCAR MARTINS (Universidade Aberta-Portugal (UAb), Professora MÁRCIA DOS SANTOS FERREIRA e eu – LUIZ AUGUSTO PASSOS. A defesa contou com a bela homenagem ao Professor AMÍLCAR MARTINS que, pela impossibilidade de poder se fazer presente, enviou seu parecer, lido de maneira proclamada como se fora um “PREGÃO” clássico, que teria merecido tambores ( e poderiam ter sido os tambores peronistas da Argentina e Africanos! )….pelo professor Celso.

*

Gravei, EM VÍDEO,  a Proclamação do parecer que buscarei compartilhar assim que puder dominar a tecnologia do meu improviso de gravação. Valerá à pena conhecê-lo. Contudo, já publico aqui o envio do Parecer, escrito. O professor Amílcar entrou em contato telefônico, no mesmo dia, com Professora Márcia, também curioso de como seriam os procedimentos nossos…

*

Todos, NÓS  do Programa de Educação Mestrado e Doutoradoagradecemos e muito sua participação cuidadosa, e de reconhecimento do trabalho de pesquisa de Marisa Batalha, que todos conhecem pela luta, vontade, gana e coragem. E, agora, também como artista plástica e pesquisadora acadêmica. Passo a publicar o parecer de Professor Amilcar, ele também escritor, teatrólogo, poeta e cineasta de obra imemorável, que possui raízes em AUGUSTO BOAL.

*

O conjunto de fotografias mostra, abaixo, presente de branco de Oxalá, o grande artista de renome e obras que circulam nos grande museus internacionais, ele, cuiabano, ELIAS DE PAULA  com o seu amigo de produção, outro Cuiabano lindíssimo, CLÓVIS IRIGARAY, cuja pintura também publico, fotografada por DULFLAIR BARRADAS, na produção da pintura que havia a eles, solicitado, para o Prêmio de Justiça e Direitos Humanos D. Pedro Casaldáliga, hoje nas mãos do D. Pedro, e enviado Ao Santuário dos Mártires da Caminhada, em Ribeirão Cascalheira (MT) no qual se celebra o martírio-denúncia e memória do assassinato do Padre João Bosco Burnier, em lugar de D. Pedro Casaldáliga, por engano. Importante ainda mencionar que este quadro faz parte de um curta metragem nominado TRAÇOS DE PAZ, sob direção de Celso Luiz Prudente e na fotografia Duflair Barradas, na qual os dois pintores compartilham a produção do quadro, magnificamente apreendida em função de um curta metragem no qual é possível sentir a emoção de uma produção poética destes dois autores, no desenho e pintura do quadro. ELIAS DE PAULA veio prestigiar à Marisa, Professor Celso e a todos nós seus amigos.

foto da Tela_premio_dom_pedro de ELIAS DE PAULA E CLOVIS IRIGARAY

foto da Tela_ de DUFLAIR BARRADAS para Premio_Dom_Pedro Casaldáliga de ELIAS DE PAULA E CLOVIS IRIGARAY

Cuiabá, 31/08/2015.

Luiz Augusto Passos

Abaixo o parecer na íntegra do professor Dr. Amilcar Martins à dissertação de Marisa Helena Batalha.

https://drive.google.com/file/d/0B6rf_14SyidKOC1BWVkwUS1DVVk/view?usp=sharing

 

 

Elias de Paula

Elias de Paula artista e pintor internacional abaixo uma obra sua com Clóvis Iriragaray: "Pedro Casaldáliga - Prêmio Justiça e Direitos Humanos

Category: Sem categoria

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*