GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO & MERLEAU-PONTY (GEMPO)

Portal do GPMSE/GEMPO: Estudos Educação e Merleau-Ponty

Página Inicial

Boas vindas!

Venha conhecer a repercussão da obra filosófica de Maurice Merleau-Ponty, em Cuiabá, Mato Grosso.    

                                                                      

INSCRIÇÕES? Continuamos a receber inscrições, amanhã, dia 10/11, quinta-feria no saguão do  Teatro Universitário da UFMT

 

Você quer conhecer algumas das pessoas que estarão conosco neste evento? Clique aqui para conhecê-los?

AMANHÃ CHEGA A CUIABÁ PARA O SIMPÓSIO MERLEAU-PONTY VIVO, UM DOS PENSADORES MAIS RADICAIS DA  CRÍTICA AO CAPITALISMO

SERGE LATOUCHE, Economia na Universidade de Paris XI – Sceaux/Orsay 

  Falta UM dias para nosso Simpósio!

 VENHA!

 Teatro Universitário da UFMT: 10,11 e 12







 

 Notícias da Hora:

  • 31/10/2011Clique e acompanhe resultados da articulação do Simpósio Internacional
  • 03/11/2011: A Revista do IHU, “Merleau-Ponty”, foi encaminhada, para Cuiabá FAC/Correios
  • 03/11/2011: Amanhã, dia 04 de novembro teremos reunião da equipe organizadora pela Manhã, venham no ajudar sala 64/referência.
  • 03/11/2011: Clique aqui, você está convidado para o lançamento de livro da Suely Dulce Castilho:    CASTILHO, Suely Dulce : Apr“Quilombo contemporâneo: educação, família e culturas”.esentação da obra: Prof. Dr. Luiz Augusto Passos &  Prefácio: Prof. Dr. Alípio Márcio Dias Casali (PUC-SP)

          

03/11/2011: Clique aqui e veja a Programação da Mostra Internacional do Cinema Negro
  • 06/11/2011. Veja Canal 30, dia 08, terça-feira, às 11:10 horas: Prof. Passos entrevistado acerca do Evento Simpósio Merleau-Ponty Vivo!
  • 06/11/2011: Violências em Mato Grosso: ameaça de morte aos indígenas Tupi, povo TAPIRAPÉ: denuncie! Clique aqui
  • 06/11/2011: Restaurante Universitário cede refeições durante o Simpósio, portando crachá do Simpósio: 2,00!
  • 07/11/2011: Confira entrevista Professor Passos, acerca do Simpósio Internacional Merleau-Ponty Vivo: na Nova TV  Universitária, hoje à tardinha no ASSUNTANDO.

Viaduto Miguel Sutil

Cuiabá: Viaduto da Avenida Miguel Sutil

.

Quer conhecer mais Mato Grosso e Cuiabá? Clique aqui!

O presente Simpósio Internacional homenageia Maurice Merleau-Ponty, decorridos 50 anos da sua morte (+1961), lembrando também a figura de Paulo Freire, aos noventa anos de seu nascimento (1921).
Filósofo referenciado por Paulo Freire como um dos inspiradores de sua obra, Merleau-Ponty nasceu em 14 de março de 1908, em Rochefort-sur-Mer, na França. Faleceu em Paris aos 53 anos, em 3 de maio de 1961, vítima de um ataque cardíaco. Começou a lecionar na École Normale Supérieure (1935), continuando na Universidade de Lyon (1945) e na Sorbonne (1949-1952). Em 1952 teve a cátedra de filosofia no Collége de France, onde lecionou até o ano da sua morte. Do ensino na Sorbonne e no Collège de France resultam cursos de grande abrangência, na vertente inter e multidisciplinar. O evento pretende destacar e discutir as questões merleau-pontianas de maior relevância nas seguintes áreas: psicologia, neurociência, enfermagem, pedagogia, estética, antropologia, sociologia, economia, politica, ética e religião. Destarte, na ótica de promover o diálogo inter e multidisciplinar com especialistas e pesquisadores, o evento visa despertar também o conhecimento das várias trilhas percorridas pela interrogação desse filósofo, considerado um dos maiores pensadores do século XX.

                              Ouça a Sonata de Vinteuil

Você poderá conhecer um autor contemporâneo, Filósofo, Educador e Psicólogo que abriu perspectivas inéditas com
repercussões ao campo das ciências humanas em diálogo com o pensamento científico superando o dualismo entre estas esferas. Sua obra tem permitido avanços e redefinições em campos experimentais nas áreas da Psicologia, Psicanálise, pedagogia, antropologia, administração, economia, biopolítica, na área da saúde e outras tantas.

O evento ocorrerá no dia 10 de novembro a 12 de novembro permitindo diálogo interdisciplinar com especialistas e pesquisadores, com vista ao conhecimento destes caminhos de criação e redefinição teórico-metodológica e de diálogo deste filósofo, referência das bases do pensamento do Paulo Freire.

Quer conhecer mais o filósofo Maurice Merleau-Ponty? Clique nesse link

INTERNATIONAL SYMPOSIUM

Merleau-Ponty TO LIVE 50 YEARS OF HIS DEATH

TOURS AROUND THE PHENOMENOLOGY

At ninety years since the birth of Paulo Freire

*

SYMPOSIUM INTERNATIONAL

Merleau-Ponty vivant, 50 ans après sa mort

Visites autour de la Phénoménologie

À 90 années depuis la naissance de Paulo Freire.

Cartaz do Simpósio Internacional Merleau-Ponty, aos 50 anos de sua morte

Cartaz do Simpósio Internacional Merleau-Ponty, aos 50 anos de sua morte.

Vamos ao Simpósio: vamos para a Vida! Para a Dança da vida (Matisse por Claudyo Casares)!

Este evento nasceu de gravidez na velhice! Não era  esperado, de jeito nenhum por nós, para agora. Não foi, por isso, previamente pautado, agendado. Ele EMERGIU da consciência da data simbolicamente expressiva de  CINQUENTA ANOS DA MORTE DO MERLEAU-PONTY. NOVENTA ANOS DO NASCIMENTO DE PAULO FREIRE!

Nasce, por isso, como criança que não poderia se ter esperado! E, se constitui, por isso mesmo, como a mais festejada de tod@s. Ela assumiu seu comparecimento em carne no nosso mundo! Daí o entusiasmo de tod@s nós: não se pode deixar de festejar, e festejar com o que sobra.

Não precisa, por isso, nascer com a sofisticação dos nascimentos premeditados.. com o “xixi de nenê” – (para os não iniciados um licorzinho de leite e chocolate cuiabano)  que se oferece para festar o nenê nascido, junto com as visitas que chegam para vê-lo – feito muito antes pelos seus pais, para festejar o júbilo.

Este Simpósio, sequer precisa enxoval próprio - se pega o que sobrou das casas ao redor e ropinhas que não servem mais: será sua roupa de festa! Ele, o recém nascido, só ele será o essencial! A Criança e sua vida está aí: viva entre nós… É o que se chama em teologia KAIROS: UM ACONTECIMENTO!

Aí a festa tem todo sentido simbólico das praças, chamar os da rua, os vizinhos, os amigos para FESTAR: o sabor e a alegria vem da descoberta e da PRESENÇA! Assim todo o enxoval vai ser feito de empréstimos, de ajuda!

Tudo conta, tudo contribui, Se presencia entre nós o essencial: A VIDA.

Não temos projeto algum que cubra o evento. Vamos ver quantos meninos tem pães e peixes  de sobra ou da falta! Sem medo de repartir…  (E, anotem!…) Vão sobrar DOZE CESTOS!

REGRA DE OURO DO NOSSO SIMPÓSIO: * O respeito e a delicadeza com quem homenageamos  Merleau-Ponty e Paulo Freire e com aqueles e aquelas que virão ao nosso SYPOSIUM! Este não será um encontro destituído de intencionalidade política! Seria uma lástima se conduzisse pela neutralidade, sem uma leitura do mundo contemporâneo. E, com ele, definir claramente: O Simpósio emerge de um mundo conflitivo: a favor de quem e contra quem…

Não seria freiriano, nem merleaupontyano se deixasse à margem as populações oprimidas ou invisibilizadas. O Simpósio deve dizer a que veio: a favor de quem e contra quem! Senão respondermos a  isso, ofenderíamos aos que desejamos homenagear!

 

  • Michèle Sato says:

    querido passos e tod@s nvolvidos nesta ciranda matissiana da diversidade… nem preciso dizer o quanto amei a transgormação da ciranda! VIVAAAAAA

    e que bom que minhas mãos encontram a de vcs…
    *

    18 de outubro de 2011 at 12:28
  • Vanda Basso Manhozo says:

    Caros Professores Doutores Luiz Augusto e Fábio,

    Tomada de um bom sentimento, que quero compartilhar com vocês, pela grandeza desse evento em nossa cidade/estado, pela coragem de realizarem desejos tomando-os ao pé da letra, característica muito visível em ambos,desejo, também, que a realização deste evento venha contribuir para que outros, como eu, possam beber um pouco dessa fonte de saber. Estarei fazendo divulgação para outras pessoas, que acredito possam ter interesse no simpósio. Abraços. Vanda Basso Manhozo.

    18 de outubro de 2011 at 13:17
  • Passos says:

    Como é importante, Michèle, sua avaliação. Seu olhar desde a fenomenologia até a competência artística valoriza muito os artistas, pois nasce de você que compartilha e coordena o GPEA, no qual a dimensão do ambientalismo compartilha até o fim da Arte-educação.
    Obrigado. Passos

    18 de outubro de 2011 at 16:50
  • Passos says:

    E muitíssimo Vanda a contribuir, sobretudo, nas rodas de conversa freirianas que terão lugar nele. Obrigado. Passos

    18 de outubro de 2011 at 16:51
  • Socorro de Maria Ribeiro de Andrade. says:

    Caro prof. Passoss e grupo Gempo;
    Parabéns pelo evento e pela grandiosidade na divulgação dessa “forma sensível de olhar” e compreender os dilemas humanos…Estarei divulgando na Unic e na lista de amigos…estarei presente.
    um afetuoso abç.socorro de maria.

    19 de outubro de 2011 at 16:10
  • Admilson Mário de Assunção says:

    Professor Passos,, como é mágico tudo aquilo que vem de você, o seu olhar, sua compreensão e o jeito próprio de envolver a gente nessas leituras-cabeça que só o senhor faz como ninguém. Esta criança poderá contar com minha pequena ajuda, talvez tenha comigo um talquinho para perfurmar este lindo bebê que esta a caminho.

    Abraço sempre
    Admilson

    20 de outubro de 2011 at 9:38
  • Passos says:

    À luta, companheiro. Que seja o mais blo possível. Paz. Passos

    21 de outubro de 2011 at 20:46
  • Jose Dantas do Nascimento says:

    Se a vida é ouro este encotro será um banho de conhecimento. Parabéns para os promotores do evento, oportunidade de ouro.

    22 de outubro de 2011 at 9:37
  • Passos says:

    Você e cada um que vier farão o encontro ter a qualidade que pusermos nele…

    26 de outubro de 2011 at 10:25
  • Arturo Fatturi says:

    Caros Profs. Sou recém contratado do Depto de Filosofia das UFMT, através de concurso. Minha área de investigação é a filosofia analítica, principalmente Ludwig Wittgenstein. Contudo, reconheço em Merleau-Ponty um filósofo que tinha “luz própria” e que merece respeito da academia de filosofia brasileira.
    Parabéns pela iniciativa.

    Prof. Arturo Fatturi
    Depto de Filosofia – ICHS, UFMT

    28 de outubro de 2011 at 11:20
  • João Paulo Meira Marinho says:

    Antecipadamente, venho desejar muito sucesso na realização do Evento. Que possamos aprender um pouco mais sobre este importante Filósofo: Maurice Merleau-Ponty

    28 de outubro de 2011 at 12:47
  • Sandra Lima says:

    Prof. Passos!
    Faço votos que seja um ótimo simpósio.
    Abraços
    Sandra Lima-Cáceres

    28 de outubro de 2011 at 19:24
  • arlene zeferini says:

    querid@s, ficaria complicado colocar os horários dos eventos diários? talvez num comentário desses…agradeceria. paz e bem!

    29 de outubro de 2011 at 17:08
  • Passos says:

    Arturo acho que há muita interlocução entre Wittgenstein e Merleau-Ponty no que tange à certa capacidade da linguagem “tocar as coisas” e não ser pura arbitrariedade, por outro de tudo não ser reduzido a palavras, haver o inefável. Boas Vindas! Fico feliz! Passos

    30 de outubro de 2011 at 20:52
  • arlene zeferini says:

    Perdoem-me. Ví a programação do evento na barra acima.

    30 de outubro de 2011 at 21:49
  • GERSON RODRIGUES DA SILVA says:

    Acredito que o Evento nos trará grandes contribuições, em diversas áreas do conhecimento. À Coordenação, em sua feliz iniciativa, desejo os melhores sucessos. Gerson – Professor/FE/UFMT

    3 de novembro de 2011 at 14:17
  • GERSON RODRIGUES DA SILVA says:

    Acredito que o Evento nos brindará com marcantes contribuições, visando melhor desempenho da função de Educador. à Coordenação, pela feliz iniciativa, desejo os melhores sucessos. Gerson Rodrigues da Silva, Professor/FE/UFMT

    3 de novembro de 2011 at 14:19
  • maria lucia da silva says:

    Desejo que seja de grande enriquecimento de conhecimento a todos.

    8 de novembro de 2011 at 7:38
  • maria lucia da silva says:

    parabéns professor passos pelo maravilhoso evento

    8 de novembro de 2011 at 7:41
  • Dariluce Gomes da Silva says:

    Caríssimos professores Passos e Fábio,
    parabéns pelos encaminhamentos e pelos desmedidos esforços!!
    O Simpósio será belíssimo, tenho certeza!O cuidado com o site, com os convidados e tudo o mais sinaliza para isso.
    Da minha parte, estou divulgando-o nas redes sociais e na Seduc-MT.
    Abraços e sucesso!

    9 de novembro de 2011 at 13:10
  • Passos says:

    Será muito importante para nós, Socorro. E você tem muito a contribuir com a gente. Obrigado por sua ligação com a fenomenologia e a psicologia existencial heideggeriana.
    Passos

    13 de novembro de 2011 at 12:44

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*