GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO & MERLEAU-PONTY (GEMPO)

Portal do GPMSE/GEMPO: Estudos Educação e Merleau-Ponty

REPERCUSSÕES SIMPÓSIO

Serge Latouche fala sobre “Natureza: problemáticas econômicas e antropológicas”

Publicado em Notícias | 11/11/2011

Serge Latouche é o convidado de amanhã (12) do Simpósio Internacional Merlau-Ponty, que se realiza amanhã a partir das 08h30, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele falará sobre “Natureza: problemáticas econômicas e antropológicas”, e a palestra será transmitida ao vivo, via site da TV Universidade (TVU).
“Merleau-Ponty Vivo aos 50 Anos de sua Morte – Percurso ao Redor da Fenomenologia” é o tema central do simpósio, que termina amanhã. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Educação, de grupos de pesquisa do Instituto de Educação e da Faculdade de Educação Física e, ainda, da TVU.
Serge Latouche, economista e filósofo francês, nasceu em Vannes, em 12 de janeiro de 1940. É membro fundador e ex-presidente da associação “La ligne d’horizon”, que tem o objetivo de prosseguir as reflexões de François Partant, contidas em seus livros e artigos. Entre outras atividades, é professor emérito da Faculdade de Direito, Economia e Gestão Jean Monnet da Universidade de Paris XI (Paris-Sud), em Sceaux, e no Institut d’études du dévoloppement économique et social (IEDS) de Paris.
Latouche atua em Antropologia Econômica e desenvolveu uma teoria crítica da ortodoxia econômica. Para ele, “é preciso descolonizar nosso imaginário. Em especial, desistir do imaginário econômico (…) Redescobrir que a verdadeira riqueza consiste no pleno desenvolvimento das relações sociais de convívio em um mundo são, e que esse objetivo pode ser alcançado com serenidade, na frugalidade, na sobriedade, até mesmo em uma certa austeridade no consumo material, ou seja, aquilo que alguns preconizaram sob o slogan gandhiano ou tolstoísta de “simplicidade voluntária”.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*